Engenheiro Agrônomo Nelson Pentagna, Engenheiro Florestal Felipe Fernandes, Farm Manager Alair.
Proposta de zoneamento e planejamento de propriedade rural
Produtora Rural: Cristina Carneiro de Mendonça
Município: Valença-RJ
Distrito: Santa Isabel do Rio Preto
Técnico executor: Felipe Conceição Elias Fernandes
Introdução:
Foi realizada uma visita técnica a propriedade pelos técnicos Felipe Conceição e Nelson Pentagna para uma avaliação da propriedade, as áreas disponíveis, suas aptidões e a capacidade de mão de obra para os projetos propostos. Após uma conversa inicial foi realizada uma visita in loco a estas áreas, estas foram divididas em três, um sistema agroflorestal menos dinâmico, uma pomar agroflorestal e uma bananeiral.
Informações técnicas:
Roçada –
Deverá ser feito inicialmente uma roçada de toda a área para limpeza do terreno, reduzindo a mato competição com as mudas, facilitando as atividades de alinhamento, coveamento, adubação e plantio e coroamento. Todo o material residual resultado da roçada deverá ser aglomerado nas linhas e covas de plantio deixado uma cobertura seca nos entornos das mudas, evitando o crescimento de plantas daninhas que possam atrapalhar o desenvolvimento ideal das mudas.
- Alinhamento – O alinhamento será realizado com auxilio de uma vara de 10 metros e uma mangueira de nível, ou “pé de galinha”.
- Coveamento – As covas terão aproximadamente as dimensões de 30/30 cm, podendo ser abertas com cavadeira, enxadão e enxada como também com motocovedor. A terra no interior deverá ser destorroada evitando bolsões de ar no seu interior.
- Adubação – É recomendado que se faça uma adubação de fundo de cova com fosfato em rocha ou outro adubo fosfatado.
* OBS: O fosfato em rocha é um adubo natural e que se torna disponível mais lentamente para a planta, sendo recomendado para espécies de ciclo longo, porem ele é mais difícil de ser encontrado em nossa região. Em função disto só realizarei a quantificação de quanto adubo será colocado após a decisão de qual adubo será viável para o projeto.
- Plantio - As mudas serão transportadas e arranjadas nas linhas de plantio antecedendo o plantio e isto só poderá ser realizado quando existir uma previsão favorável a chuvas, para evitar que as mudas fiquem estorricando no sol. Deverá ser realizado um destorroamento do solo no interior do saquinho ou tubete para que se cause um rearranjamento do sistema radicular da planta, forçando-a a criar novas raízes e estabelecendo uma nova raiz pivotante, acelerando a adaptação da muda no novo ambiente.
- Coroamento – O coroamento consiste em uma capina circular ao entorno da base da muda, reduzindo assim a competição por nutrientes na cova e acelerando o crescimento da muda. Todo o material capinado deverá ser alojado novamente nos pés da muda em formato de ninho.
- Combate e Controle de Formigas e pragas - Após a roçada inicial deverá ser feito um monitoramento e marcação dos olheiros de formigas cortadeiras no local e no entorno do plantio. Diariamente deverão ser feitas incursões a estes olheiros com um formicida a base de fipronil (FORMILINE) e aplicado no carreiro próximo aos olheiros onde as formigas estão carregando material para dentro das panelas, este combate deverá ser realizado de forma mais severa no inicio do projeto com o intuito de reduzir drasticamente os formigueiros e de forma mais controlada após o primeiro ano, mas sempre realizando incursões na área implantada. A idéia é que o sistema se equilibre e que se transforme em um ambiente propício para a vida dos inimigos naturais das formigas e assim o próprio sistema se controle.
Zoneamento
Área 1 –(cor amarela)
SISTEMA AGROFLORESTAL. Fica localizado próximo a entrada da propriedade e possui uma declividade moderada. O local já tem uma regeneração natural em estagio inicial, porem, a resiliência observada é muito forte em função da proximidade de um grande maciço florestal, existência de água de superfície e também pela baixa pressão de pisoteio animal. Para esta área propomos um sistema agroflorestal pouco dinâmico, ou seja, que não demande muita mão de obra. São recomendadas espécies anuais e perenes e árvores clímax com o intuito de realizar um enriquecimento genético ao maciço florestal. As espécies serão divididas em plantas frutíferas, madeireiras, adubadeiras e fornecedoras de outros materiais, como sementes, resinas, palhas e outros.
Área: 2,32 há
- Espaçamento – O espaçamento é uma medida que se determina entre linhas e entre covas, iremos utilizar o de 10 X 10 metros. Entre as linhas de árvores vamos intercalar linhas de
Musa SP 'Banana Prata' e nanica com espaçamento também de 10 x 10 metros. Nas linhas de arvores vamos alternar espécies de crescimento rápido, médio e tardio, espécies de produção rápida e outras de longo prazo. Sempre tendo o cuidado de aproximar as espécies exportadoras de nutrientes (adubadeiras) com as importadoras (produtivas).
Cronograma
Área 3 – (cor vermelha) POMAR AGROFLORESTAL. É uma baixada localizada acima do corral, uma zona de importação de nutrientes da Microbacia hidrográfica possuindo uma fertilidade alta do solo em comparação á outras áreas. A vegetação atual é característica do estagio inicial de regeneração inicial, porem, a presença mais constante do gado não possibilita que a sucessão florestal se estabeleça. A presença da gramínea Sapê pode ser um indicativo de acidez do solo o que demandará calagem para corrigir a acidez do solo, (não foi feito nenhuma análise do solo para fins de calculo de quantidade de calcário). Neste local é indicado um POMAR AGROFLORESTAL, com espécies frutíferas anuais e cultivares de ciclo rápido. Este sistema demanda uma maior dinâmica, com freqüentes roçadas para evitar a matocompetição e produzir a cobertura morta sobre o solo, reduzindo a ação de agentes erosivos que retiram a umidade do sistema, podas regulares nas árvores frutíferas e nas espécies adubadeiras para evitar o excesso de sombreamento nos indivíduos em produção ou em floração, sendo assim, e a incorporação de nutrientes constantemente ao solo, realizando a ciclagem e tornando este sistema mais sustentável. O espaçamento será variável entre as espécies.
Área: 0,66 há
Cronograma